top of page

Qual é o Objetivo da Administração Financeira?

Atualizado: 27 de jul. de 2023

Na hipótese de me restringir aos negócios com fins lucrativos, o objetivo da administração financeira é ganhar dinheiro ou agregar valor aos proprietários. Obviamente esse objetivo é um pouco vago, mas falarei de algumas maneiras diferentes de formulá-lo para chegar a uma definição mais exata. Esta definição é importante, porque leva a uma base objetiva para tomar e avaliar decisões financeiras.


Objetivos da administração financeira
Agregar valor é o principal objetivo da administração financeira

Objetivos possíveis


Se pensarmos nas possibilidades que podemos listar como objetivos financeiros, ligeiramente chegaremos a algumas ideias, como:

  • Sobreviver;

  • Evitar problemas financeiros e falência;

  • Superar a concorrência;

  • Maximizar as vendas ou a participação de mercado;

  • Minimizar os custos;

  • Maximizar os lucros;

  • Manter o crescimento constate dos lucros.

Esses são apenas alguns dos objetivos que poderíamos listar. Além disso, cada uma dessas possibilidades apresenta problemas como um objetivo para quem administra as finanças de uma empresa.



Por exemplo, é fácil aumentar a participação de mercado ou as vendas unitárias. Basta diminuir os preços ou melhorar as condições de crédito. Da mesma forma, você pode cortar custos simplesmente eliminando aqueles menos essenciais, e pode evitar a falência se não tomar dinheiro emprestado e não assumir riscos, etc. Não está claro se alguma dessas ações busca o seu melhor interesse como proprietário ou sócio.


A maximização dos lucros provavelmente seria o objetivo mais citado, mas mesmo esse objetivo não é muito preciso. Seriam os lucros deste ano? Nesse caso, é preciso observar que algumas atitudes, como postergar manutenções ou permitir que os estoques se esgotem e assumir outras medidas de corte de custos no curto prazo, tendem a aumentar os lucros no momento presente. Mas isso não é necessariamente desejável.


O objetivo de maximizar os lucros pode se referir a algum tipo de lucro "médio" ou "de longo prazo", mas ainda não está muito claro o que isso significa. Primeiramente, estou me referindo a algo como receita líquida contábil ou lucros por ação? Esses números contábeis podem estar pouco relacionados com aquilo que é bom ou ruim para a empresa. Em segundo lugar, o que eu quero dizer com longo prazo? Como disse o economista que deu origem a escola de pensamento econômico que eu pertenço, "a longo prazo estaremos todos mortos"! Mais precisamente, esse objetivo não nos diz qual é o balanço adequado entre lucros correntes e lucros futuros.



Os objetivos que listei aqui são todos diferentes, porém tendem a se enquadrar em duas classes. A primeira delas diz respeito à lucratividade. Os objetivos que envolvem vendas, participação de mercado e controle de custos se relacionam, pelo menos potencialmente, às diferentes maneiras de ganhar ou aumentar os lucros. Os objetivos da segunda classe, que envolvem evitar falência, manter a estabilidade e a segurança, se relacionam de alguma maneira ao controle de risco. Infelizmente esses dois tipos de objetivos são um pouco contraditórios. A busca por lucros normalmente envolve algum elemento de risco, de modo que maximizar tanto a segurança quanto o lucro não é possível. Assim, é preciso um objetivo que inclua os dois fatores.


Um objetivo mais geral


Se você tem uma pequena empresa deve estar se fazendo uma pergunta óbvia: qual é o objetivo apropriado quando a empresa não negocia suas ações, ou seja, não tem capital aberto? Sem dúvidas, as companhias abertas não são o único tipo de empresa.


Neste caso, um modo mais geral de declarar o objetivo da administração financeira é o seguinte: maximizar o valor de mercado do patrimônio dos proprietários. Tendo isso em mente, não importa se é uma empresa individual, uma sociedade ou uma companhia aberta. Para cada uma delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do patrimônio dos proprietários, e as decisões financeiras ruins o diminuem. Na verdade, os princípios desenvolvidos aplicam-se a todas as formas de negócio. Muitos deles aplicam-se até mesmo ao setor de organizações sem fins lucrativos. Não quero dizer que medidas ilegais ou antiéticas devam ser tomadas, na esperança de aumentar o seu valor patrimonial. Apenas defendo que o(s) proprietário(s) da(s) empresa(s) sejam melhor atendidos por nós da Nogueira Consultoria que devemos identificar bens e serviços que agreguem valor, porque eles são desejados e valorizados no mercado.



O objetivo da administração financeira


O administrador financeiro toma decisões pelos acionistas (sócios) da empresa. Por isso, em vez de listar os possíveis objetivos, quero responder uma pergunta mais fundamental: do ponto de vista dos acionistas, o que é uma boa decisão de administração financeira?


Ser assumirmos que os acionistas compram ações porque buscam ganhos financeiros, então a resposta é óbvia: as decisões boas aumentam o valor da ação e as decisões ruim diminuem o valor da ação.


De acordo com essas observações, nós da Nogueira Consultoria agimos em busca do melhor interesse dos acionistas, assessorando nas decisões que aumentam o valor da ação, O objetivo apropriado para nós pode então ser facilmente expressado assim:


O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário corrente das ações existentes!



O objetivo de maximizar o valor da ação evita os problemas associados aos diferentes objetivos listados anteriormente. Não há ambiguidade de critério nem problemas de curto prazo versus longo prazo. Quero dizer explicitamente que nosso objetivo é maximizar o valor atual da ação.


Se esse objetivo parece um pouco forte, lembre-se de que os acionistas de uma empresa são proprietários residuais. Isso quer dizer que eles têm direito apenas àquilo que sobra depois que funcionários, fornecedores e credores (e todos que tenham um direito legítimo de receber algo) forem devidamente pagos. Se qualquer um desses grupos não for pago, os acionistas nada recebem. Assim, se os acionistas estão ganhando porque a parte residual está crescendo, então é porque todos os outros também estão ganhando.


Como o objetivo da administração financeira é maximizar o valor da ação, nós identificamos os investimentos e combinações de financiamento que têm impacto favorável sobre o valor da ação.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page